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A importância da Abordagem Triangular na Arte-educação

  • Foto do escritor: Prof. Diego
    Prof. Diego
  • 29 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Premiada professora, Ana Mae é uma pensadora ativa em prol da educação brasileira. Responsável por elaborar a Abordagem Triangular (Apreciar a obra de arte, contextualizá-la e saber produzir arte), que trazia elementos da teoria freiriana para pensar o ensino de arte, ela foi uma das fundadoras da arte-educação no Brasil. Hoje, é amplamente homenageada em escolas, museus e galerias e usada como referência em faculdades de pedagogia e arte no Brasil, na América Latina e no mundo.


Sistematizada por Ana Mae Barbosa, a Proposta ou Abordagem Triangular está voltada para um ensino baseado em três eixos norteadores: a Apreciação, a Contextualização e a Produção.


O eixo de apreciação está organizado diante de aspectos que lidam com as interações entre o sujeito e os artefatos da arte. Nesse eixo são mobilizadas competências de leitura que requerem do sujeito o domínio dos códigos estruturantes e suas relações formais. Na apreciação também estão entrelaçados os aspectos simbólicos da produção artística e como a pessoa que dialoga com o artefato atribui a ele determinados significados.


O eixo contextualização abrange os aspectos contextuais que envolvem a produção artística como manifestação simbólica histórica e cultural. nesse eixo, observa-se o que se transforma e como se revelam as representações que os grupos fazem de si e dos outros. Ele abrange, também, a análise das relações de poder que criam certas representações, diferenciando e classificando hierarquicamente pessoas, gêneros, minorias.


No eixo de produção, estão envolvidos aspectos da criação artística. Nele, o sujeito torna-se autor e precisa mobilizar conhecimentos sobre as linguagens para transformar em invenções artísticas. Aqui estão envolvidos elementos de natureza formal e simbólica. O sujeito mobiliza conhecimentos tanto conceituais quanto procedimentais, inventando tecnologias, adaptando materiais, articulando ideias (PEREIRA, 2013, p. 22).


Sendo assim, a abordagem que Ana Mae Barbosa sugeriu anos atrás ainda se faz necessária nos dias de hoje: apreciar, contextualizar e produzir é um dos caminhos da arte-educação do século XXI.


Professores de arte no país seguem na luta como quaisquer outros professores por melhores condições de trabalho, suporte com material artístico inexistente nas escolas, atualizações e formações necessárias e melhorias no currículo, que hoje tornam o professor de arte polivalente em linguagens artísticas que ele não possui formação.


“A arte-educação teve um desenvolvimento importante nas duas últimas décadas, mas ainda tem muitos desafios pela frente. De mera atividade, passou a ser uma área de conhecimento. Antes, os professores se limitavam a dar lápis, papel e tinta para a criança desenhar. E essa atividade também é importante. Mas hoje a criança passou a ver, observar e ler a imagem de forma crítica. No entanto, é preciso que a importância da arte na educação seja mais reconhecida para o desenvolvimento da percepção, da criatividade, da inteligência.”

(Ana Mae Barbosa)



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